As 10 matérias mais compartilhadas no dia do julgamento de Lula

0

Levantamento do “Monitor do Debate Político no Meio Digital” mostra que a matéria mais compartilhada no Facebook é uma notícia do G1 sobre o andamento do julgamento, seguida por um post do site evangélico “Jovens Cristãos”.

Por Rafael Bruza

O ex-presidente Lula e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Pedro Gebran Neto / Fotos – Reprodução

Um levantamento do projeto Monitor do Debate Político no Meio Digital publicado na quinta-feira (25) mostra quais foram as 10 publicações sobre o julgamento do ex-presidente Lula no TRF-4 mais compartilhadas no Facebook entre os dias 23 e 24 de janeiro. O projeto é feito pelo Grupo de Políticas Públicas em Acesso à Informação (GPoPAI), coordenado pelos professores Pablo Ortellado e Márcio Moretto Ribeiro, no campus leste da Universidade de São Paulo (USP).

“Se, na véspera, o julgamento de Lula foi pouco comentado e compartilhado no Facebook, a situação mudou completamente no dia 24 de janeiro. Das 10 notícias de política mais compartilhadas no Facebook, 9 foram sobre o julgamento no TRF4”, diz a conclusão do levantamento. “Também diferentemente do que ocorreu nos dias que precederam o julgamento, os links da grande imprensa dividiram no dia 24 o ranking com links da imprensa alternativa, de esquerda e de direita”.

A notícia mais compartilhada no dia 24 de janeiro foi do G1 (Grupo Globo), que obteve 49 mil compartilhamentos, seguida por uma publicação do site evangélico Jovens Cristãos, logo por uma matéria do Portal UOL (Grupo Folha), outra da revista Veja (Editora Abril) e do site Notícias ao Minuto.

Além da matéria do UOL sobre o apoio de Maradona a Lula, a notícia favorável ao ex-presidente mais compartilhada no dia 24 de janeiro ocupa a oitava posição, teve 20 mil compartilhamentos e foi publicada pela página Falando Verdades, como título “No mesmo dia que condenam Lula, PGR arquiva inquérito contra Serra”.

A outra matéria favorável à Lula ocupa a décima posição.teve 17 mil compartilhamentos e foi publicada no site do ex-presidente (Lula.com.br), com o título “Lula é recebido por milhares de pessoas em Porto Alegre”.

Confira a lista das 10 matérias mais compartilhadas:

  1. G1 – Revisor acompanha relator e mantém condenação de Lula; julgamento continua – 49 mil compartilhamentos
  2. Jovens Cristãos – Petistas fazem imagem para comparar Lula com Jesus e causam revolta – 36 mil compartilhamentos
  3. Veja – Resultado do julgamento: Lula é condenado a 12 anos de prisão – 33 mil compartilhamentos
  4. UOL – Maradona posta foto em apoio a Lula durante julgamento – 31 mil compartilhamentos
  5. Noticias Brasil Online – Resposta de médica a mãe de Cabral viraliza e texto quebra a internet – 27 mil compartilhamentos
  6. Jornal da Cidade Online – Lula paga uma fortuna e advogado dorme no julgamento – 24 mil compartilhamentos
  7. Notícias Brasil Online – Desembargador Victor Laus é só elogios a Sérgio Moro e a equipe da Lava Jato – 21 mil compartilhamentos
  8. Falando Verdades – No mesmo dia que condenam Lula, PGR arquiva inquérito contra Serra – 20 mil compartilhamentos
  9. Diário do Brasil – Militantes do PT se revoltam em Porto Alegre: “Não pagaram a gente e roubaram até o recheio do pão” – 18 mil compartilhamentos
  10. Lula.com.br – Lula é recebido por milhares de pessoas em Porto Alegre – 17 mil compartilhamentos

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook