Criador do ‘Jacaré Banguela’ é criticado nas redes após tuíte considerado racista

0

O comediante Rodrigo Fernandes ironizou a aparência do filho de Will Smith no Twitter e foi acusado de discriminação racial. Ele apagou o tuíte após receber críticas nas redes sociais.

Por Rafael Bruza

A foto do ator Will Smith com seu filho, Jaden Smith, que foi compartilhada e comentada por Rodrigo Fernandes, criador do Jacaré Banguela, em tuíte considerado racista por internautas / Foto – Instagram – Edição Rafael Bruza/Independente

O humorista, blogueiro e youtuber, Rodrigo Fernandes, criador do Jacaré Banguela, vem sendo criticado nas redes sociais nesta terça-feira (17), após publicar um tuíte em que compara a aparência de Jaden Smith, filho do ator Will Smith, a de um flanelinha – apelido dado a um indivíduo que se utiliza de coação para conseguir remuneração pelos serviços prestados no estacionamento, na limpeza ou na proteção de um veículo automóvel.

“Tenho quase certeza que o filho de Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da Rua Haddock Lobo dizendo que estava olhando meu carro”, disse Rodrigo Fernandes em tom de piada, no Twitter, ao compartilhar foto de Jaden e Will Smith no Estádio Luzhniki, na final da Copa do Mundo da Rússia.

O blog de humor, Jacaré Banguela, criado por, Rodrigo Fernandes, possui 913 mil curtidas no Facebook e 538 mil inscritos no Youtube. Internautas reagiram ao tuíte acusando o comediante de ter discriminado Jaden Smith.

“Parem de fazer esse tipo de gente famosa. racismo mata, prende, agride e destrói a autoestima de quem o sofre. Racismo não é piada. Racismo é crime”, disse um internauta.

O assunto “Jacaré Banguela” se tornou um dos mais falados no Twitter esta manhã. A maioria dos tuítes sobre o assunto é crítico ao humorista. Muitos internautas comentaram a polêmica lembrando posições de Júlio Cocielo, youtuber com 16 milhões de inscritos, que foi acusado de racismo na semana passada, após publicar tuítes dizendo que o jogador da França, Kylian Mbappé, “conseguiria fazer arrastões top na praia”.

“Sabe porque o Jacaré Banguela fez piada racista bem agora que esse tema tá aflorado e bem depois do caso do Cocielo? Porque os racistas estão vendo que no fim das contas fica tudo bem, sempre o pano é passado, memória do povo é curta e eles ainda ganham uns fãs”, declarou outra.

Outros internautas, no entanto, defenderam o humorista.

“A vitima da vez é o Jacaré Banguela. Tudo é racismo, homofobia, xenofobia e qualquer outra fobia. O politicamente correto dita o que pode ser dito e por quem. Não se dobrem à patrulha do ‘moralismo’”, declarou um internauta no Twitter.

“Jacaré Banguela fez um tweet, e o cara foi acusado de racismo. Bom, eu não vi racismo nele, e também dai-me paciência, o cara é comediante, vão querer censurar comédia no quinto do inferno”, afirmou outro.

Pressionado a apagar a publicação por um internauta, o humorista inicialmente resistiu e falou em “censura da Internet”. Depois cedeu e apagou a publicação.

Internauta pede para Rodrigo Fernandes apagar tuíte considerado racista

“Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre. Bom dia :)”, comentou.

| Financie a produção de jornalismo alternativo: Apoia.se/independentejor

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook