Depois de vitória no Congresso, Michel Temer manda recados

0

Michel Temer ressalta conquistas econômicas e faz discurso em tom conciliador, em busca de reconstruir suas bases políticas, especialmente o PSDB, e sociais, empresariado, Globo e mercado financeiro.


Logo após a votação que barrou na Câmara a denúncia da PGR (procuradoria-geral da República), o presidente Michel Temer fez um pronunciamento em tom conciliador, granjeando as conquistas de seu governo e emitindo indiretas a setores que largaram com ele no início do governo e o deixaram pelo caminho, entre os quais a Globo, PSDB e fatalmente nacos do empresariado e do mercado financeiro, “é preciso acabar com o muro que nos separam e nos tornam menores. É hora de atravessarmos juntos a ponte que nos conduzirá a sermos um grande país”.

Obviamente que este recado não é para o PT nem para as esquerdas, também não é para os brasileiros, especificamente, Michel Temer quer reconquistar o PSDB, a Globo e a fé do mercado de que ele pode fazer as reformas estruturantes que a plutocracia deseja. Para isso citou a reforma trabalhista, aprovada no Congresso, e prometeu avançar uma reforma para simplificar o sistema tributário, desburocratizando a rotina das empresas.

Mas no caminho do presidente ainda pode ter pedras como uma nova denúncia de Janot e as delações de Eduardo Cunha e Lúcio Funaro. A vitória do governo nesta quarta (2) por 263 a 227 foi uma demonstração de força congressual, mas o parlamento tende a cobrar mais caro do Planalto se uma eventual denúncia vier acompanhada de estragos proporcionados pelas delações de Cunha e Funaro.

A diferença de 36 votos apenas e as várias dissidências ocorridas hoje são indicativos de que a base governista não é tão sólida quanto parece. Tudo dependerá da conjuntura política.

Jornalista e formado em ciência política pela UNESP, André Henrique já atuou como docente, assessor parlamentar e consultor político, mas é no jornalismo que o sociólogo se realiza profissionalmente, especialmente na editoria de política.

Comente no Facebook