Estatal chinesa arrematou maior hidroelétrica brasileira leiloada pelo Governo Temer

0

A State Power Investment Corporation levou a usina hidroelétrica São Simão, enquanto a subsidiária da estatal italiana de energia, Enel, arrematou a usina de Volta Grande.

Por Rafael Bruza * com informações da revista Veja

Chineses  comemoram resultado do leilão / Foto – Reprodução

A hidrelétrica de São Simão, a mais cara do leilão realizado pelo Governo Temer nesta quarta-feira (27), foi arrematada pela empresa estatal da China, State Power Investment Corporation por R$ 7,18 bilhões, com um ágio de 6,5% sobre o valor inicial.

A empresa é uma das cinco maiores companhias do país no ramo da energia. Com uma capacidade total de 120 gigawatt-hora, distribuídos entre energia hidrelétrica, solar, térmica, eólica e nuclear, a empresa tem negócios em outros 36 países.

No Brasil, a SPIC havia adquirido a Pacific Hydro Brasil, que tem parque de geração eólico no estado da Paraíba. O negócio foi finalizado em abril deste ano.

As empresas chinesas, incluindo as de infraestrutura, têm feito investimentos em outros países em busca de expandir seus negócios.

Um dos setores que mais atrai no Brasil é o de energia. A previsão de investimentos por aqui neste ano, em todos os segmentos, é de 20 bilhões de dólares (63,07 bilhões de reais), segundo a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China.

Subsidiária de estatal italiana

A Enel Brasil, subsidiária da empresa estatal de energia da Itália com o mesmo nome, arrematou no leilão a usina de Volta Grande, por R$ 1,41 bilhão e ágio de 9,84%.

Os italianos também comemoraram o resultado do leilão.

Representantes do Consórcio Engie comemoram vitória em leilão de uma das usinas da Cemig / Foto – Reprodução (Agência Brasil)

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook