Internautas usam a hashtag #MeuBolsominionSecreto para criticar eleitores do Bolsonaro

0

Em resposta, eleitores do Bolsonaro criaram a hashtag #MeuEsquerdistaSecreto, para fazer críticas públicas a opositores do candidato do PSL.

Por Rafael Bruza

Ilustração

Internautas usaram a hashtag #MeuBolsominionSecreto, nesta segunda-feira (17), para fazer críticas públicas a eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter, sem revelar suas identidades. A iniciativa foi inspirada na hashtag #MeuAmigoSecreto, que mulheres usaram em novembro de 2015 para denunciar situações de machismo na Internet.

No caso da tag #MeuBolsominionSecreto, muitas críticas tratam de incoerências entre o discurso a favor da “família e dos bons costumes” e comportamentos dos eleitores do candidato do PSL relatados por internautas (veja uma compilação de tuítes no final da matéria).

A hashtag foi criada num momento em que pesquisas eleitorais apontam crescimento de Jair Bolsonaro na disputa presidencial de outubro. Se as eleições fosse hoje, o segundo turno seria disputado entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). O pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro lugar em intenções de voto.

Internautas fizeram cerca de 15 mil tuítes com a hashtag #MeuBolsominionSecreto até às 15h desta segunda-feira (17).

Alguns tuítes fazem críticas a figuras públicas, como o ator Danilo Gentili,

“(Gentili) reclama do limite do humor mas me bloqueou quando postei o print dele pedindo desculpas para a comunidade judaica e na primeira oportunidade que se sentiu ofendido me bloqueou imediatamente”, diz uma internauta que usou a hashtag.

Outra crítica trata sobre o professor universitário de Biologia, Luís Felipe Manvailer, que divulgou posts pró-Bolsonaro nas redes sociais e se tornou réu na Justiça em agosto por agredir e supostamente assassinar sua esposa, Tatiane Spitzner. De acordo com Manvailer, Tatiana se jogou da janela do apartamento.

#MeuEsquerdistaSecreto

Em resposta à iniciativa contra os eleitores de Jair Bolsonaro, dezenas de internautas usaram a hashtag #MeuEsquerdistaSecreto para fazer críticas públicas a opositores do militar.

Muitos tuítes também tratam de incoerências entre o discurso a favor de minorias e comportamentos relatados pelos internautas.

Uma das figuras públicas citadas na hashtag foi o jornalista e escritor, Xico Sá.

Veja tuítes do #MeuBolsominionSecreto

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook