O Governo concedeu um aumento irrisório de 25% e os aposentados foram protestar por valores que consideram justos.
Coluna de Adrián Argudo (Madri)
Um fenômeno. Aposentados se lançaram às ruas espanholas, com chuva e frio em algumas localidades, para lutar por pensões que cada vez perdem valor, enquanto eles perdem poder aquisitivo. O Governo aumentou o pagamento de aposentadorias em apenas 0,25%. Ou seja, aposentados que recebem 600€ passam a ganhar 0,25% a mais que isto, ou seja, 601,50€. Eles consideram um aumento insultante.
A princípios de 2018, uma campanha de comunicação feita através de mensagens instantâneas viralizou e incentivou os aposentados a protestarem contra a situação. O resultado no primeiro trimestre do ano, está sendo potente e os próximos encontros prometem dados de participação cada vez maiores.
Os idosos da Espanha ajudam seus filhos e netos com as aposentadorias que recebem. Traduzindo, o dinheiro deles, nestas situações, é usado para levar a família adiante. Por isto uma das gotas d’água finais para os mais velhos foi o baixo aumento feito pelo Governo de Mariano Rajoy (do PP, conservador). Também é preciso considerar que a Espanha possui aposentadorias de 500 ou 600 euros, que obriga os idosos a escolherem entre comprar comida ou pagar a conta de luz.
A última manifestação ocorreu no sábado, 17 de março, com uma resposta extraordinária dos aposentados. Capitais como Madri, Barcelona e Bilbao receberam milhares de cidadãos aposentados que também se esforçaram em animar os jovens a participar com eles, entendendo que os mais novos precisam defender seu futuro.
O Congresso espanhol está atualmente debatendo este tema. Esperam-se novas marchas desta geração que lutou em sua época, mas que, em sua velhice, volta a dominar as ruas para proteger os direitos que custou tanto para conquistar.
10.000 personas en Madrid
10.000 personas en Barcelona
40.000 personas en Bilbao.
El doble de jubilados que en las dos ciudades más pobladas del estado se manifiestan en Bilbo en defensa de unas #PensionesDignas .
¡Orgulloso de nuestros mayores! 💪🏻
¡ASÍ SE CONSIGUEN LAS COSAS! pic.twitter.com/LLUSuP1Do2— Alberto Suarez (@_AlbertoSuarez) 22 de fevereiro de 2018
Madrid, Sevilla, Bilbao…Los jubilados que han salido hoy a las calles no luchan por su pensión, sino por las nuestras. Nosotros en casita tan tranquilos. pic.twitter.com/49OcO1StqA
— A. Sánchez Moreno (@alejandrosanmo) 22 de fevereiro de 2018