Olavo de Carvalho aceita acordo com a filha na Justiça; desentendimentos seguem no Facebook

0

Heloísa de Carvalho se comprometeu a apagar postagens citadas no processo.

Por Rafael Bruza

Após meses de troca de acusações, ação na Justiça e desentendimentos,o filósofo Olavo de Carvalho aceitou as propostas de conciliação de sua filha, Heloísa de Carvalho, e do jornalista Kiko Nogueira, do Diário Centro do Mundo (DCM), no processo criminal de calúnia, injúria e difamação, que moveu em março. Ajuíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 3ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, extinguiu na segunda-feira (17) a possibilidade de punir Heloísa.

Apontado como ideólogo de Jair Bolsonaro, o filósofo pedia condenação criminal de sua filha por conta da publicação e divulgação de uma carta aberta em setembro deste ano, onde ela relata episódios de sua vida e faz acusações contra o pai.

No acordo, Heloísa se compromete a apagar publicações nas redes sociais citadas na ação criminal – como a carta aberta – e se abstém de fazer “novas publicações a respeito dos fatos objeto dessa demanda”.

 Em entrevista ao Independente, ela afirma que tinha disposição para ir até o final da ação, submetendo-se a uma possível condenação.

“Eu fiz esse acordo com dois propósitos: provar que ele não é corajoso de ir até o fim no processo; segundo para beneficiar as outras partes, que podem fazer um acordo nos mesmos termos que o meu”, afirmou por telefone.“Se eu estivesse sozinha no processo, iria até o fim com o risco de ter uma condenação, mas como ele envolveu outras pessoas que não tinham a nada ver e não incluiu outros que divulgaram a carta, como a revista Veja, eu decidi fazer o acordo”.

“Se Olavo estivesse com a verdade, jamais aceitaria o acordo, pois essa conciliação não determina vitória de uma parte ou outra. Foi só uma forma de extinguir o processo”, concluiu.

Assista:


Os blogueiros Caio Rossi, Carlos Alberto dos Reis Velasco e Jorge Velasco também foram envolvidos na ação por divulgar a carta, fazer insultos e acusar Olavo de Carvalho de ter criado um perfil falso para atacar Heloísa.

Kiko Nogueira, a sua vez, era acusado de difamação pelo filósofopor publicar o post “Olavo de Carvalho usa perfil no Facebook com foto fake para contra atacar sua filha”, em seu site, o Diário Centro do Mundo (DCM).

Em audiência de conciliação feita dia 12 de dezembro, o editor do DCM se comprometeu a apagar o post em questão, que já foi retirado do ar.

Processo

Olavo de Carvalho não pediu indenização na ação, que tinha valor simbólico de R$ 1 mil, e gastou cerca de R$ 1,5 mil de custas processuais.

Os acordos foram aceitos depois que o filósofo não compareceu a audiência de conciliação entre as partes, no dia 12 de dezembro. Na ocasião, a advogada de Olavo argumentou que ele mora na Virgínia (EUA) e não poderia viajar por conta da idade avançada de 71 anos.

A defesa do autor chegou a pedir para ele participar da audiência por videoconferência, mas a juíza negou o pedido, alegando falta de previsão legal.

Depois disso, o Ministério Público sugeriu remarcar a audiência para o ano que vem ou fechar acordos entre as partes.

Heloísa de Carvalho e Kiko Nogueira então fizeram as propostas de conciliação, que foram aceitas pela defesa do filósofo.

Acusações seguem no Facebook

Apesar do entendimento no poder Judiciário, Olavo de Carvalho e sua filha, Heloísa, seguem trocando acusações no Facebook.

No início de dezembro, o autor afirmou em seu perfil de Facebook que Heloísa “mostra desde pequena uma agressividade anormal”.

“Já foi detida por brigas de bar, furou com um garfo as costas do marido e nos últimos tempos deu de dizer toda sorte de sbsurdidades não só contra mim, mas contra a mãe, os sete irmãos, os tios e as cunhadas, além de ameaçar bater na mãe paralítica,que recentemente, ao depor contra ela na Justiça, pediu escolta por medo da alucinada”, disse no Facebook.

Apesar de toda a maledicência torpe que a minha filha mais velha espalhou contra mim, eu nunca quis dizer nada de…

Posted by Olavo de Carvalho on Sunday, December 2, 2018

Em resposta, Heloísa de Carvalho gravou um depoimento de seu marido, Alfredo, que negou a acusação sobre a garfada nas costas.

“Meu sogro Olavo anda falando por aí que minha esposa me deu uma garfada nas costas. Eu não estou sabendo disso”, disse Alberto em vídeo. “O motivo dele falar isso eu não sei. Mas para mim é tudo mentira”.

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook

Leave A Reply