Presidente do México cancela encontro com Trump após discussão sobre o muro

0
Presidente do México em discurso na última segunda-feira, 23/ foto: AFP

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira (26) que não irá visitar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de uma exigência feita por ele de que o governo mexicano teria de pagar pelo muro na fonteira entre os dois países.

“Nesta manhã informamos à Casa Branca que não participarei da reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com Donald Trump”, escreveu Enrique em sua conta no Twitter.

Pouco tempo antes, Trump afirmou, também pelo Twitter, que, caso o México se recusasse a pagar pelo muro, o encontro nem precisaria ocorrer.

A reunião entre os dois presidentes, que estava marcado para a próxima terça-feira (31), teria como objetivo a discussão do Tratado de Livre Comércio — quando dois ou mais países fazem um acordo para haver uma série de facilidades no âmbito comercial.

Na última quarta-feira (25), Trump assinou o documento que coloca o início da construção do muro para daqui alguns meses. Segundo ele, a principal finalidade é de frear a imigração de mexicanos que cruzam a fronteira ilegalmente.

 

Lucas Petry

Comente no Facebook