Sobre nós

O Independente é uma rede de jornalismo profissional do Brasil criada em fevereiro de 2016. Financiado pela sociedade, trabalha para fortalecer a opinião pública através de materiais e trabalhos jornalísticos, feitos neste site e nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube e Instagram)

Os jornalistas responsáveis por esse projeto criam e reproduzem conteúdo de interesse público, prestam serviço social através do jornalismo, ajudam os internautas a conhecer e entender a realidade, expõem fatos importantes nacionais de forma crítica, colocam holofotes em temas menosprezados pela imprensa tradicional, denunciam injustiças e dão voz a cidadãos do país.

A missão do projeto  é fazer jornalismo digital verdadeiro e de qualidade, de forma equilibrada, ética e racional, com financiamento coletivo recorrente (apoia.se/independente).

Atualmente três jornalistas se encarregam da criação de conteúdo, enquanto dezenas de pessoas, entre colunistas, colaboradores, parceiros e produtores, compõem a produção de material jornalístico que trabalha através da Internet.

A verba oferecida pelo público via crowdfunding é usada para cobrir gastos de manutenção do site, bancar despesas de coberturas profissionais, e pagar “salários” dos jornalistas independentes do projeto (confira nosso orçamento no projeto de financiamento coletivo recorrente.

O Independente faz prestações de conta a seus “sócios” e todos os envolvidos são absolutamente livres para produzirem, sugerirem e/ou criticarem o que quiserem.

Trata-se de um projeto editorial idealizado pelo jornalista Rafael Bruza, editor executivo responsável pelos conteúdos. Os jornalistas Bruna Pannunzio e André Henrique entraram no projeto em 2017.

Nossos sócios – financiadores do jornal – desfrutam de serviços especiais, como

1- checagem de notícias (para ver se são verdadeiras, falsas ou éticas/antiéticas);

2- contextualização de fatos, análises ou informações (para entender os temas de atualidade mais a fundo);

3- criação ou divulgação de conteúdos de interesse público (Exemplo: podemos fazer análises sobre temas que vocês gostem, divulgar abaixo-assinados que vocês se identifiquem ou criar conteúdo sobre leis ou projetos de lei que, na visão de vocês, precisam de atenção)

4- sugestões de pauta;

Tratamos assuntos políticos, sociais, econômicos, e acadêmicos com foco no interesse público e em temas que devem ser expostos pelo bem comum.

Também aceitamos colaborações, críticas e sugestões. O Independente faz jornalismo para dar poder aos cidadãos.

Comente no Facebook